quarta-feira, 6 de março de 2013

O case da lambesgóia má feia cuma bota da trropa

Erra um dia come os outrres na cidade. O pove andáva dum lado prróoutrre na sua vida.
De vez em quande qualquerr coisa alterrava a norrmalidade.
Cumeçava a ouvirr-se um burburrinhe no arr, os pombes começavam a avoarr frreneticamente e a esconderrsse. As arrvorres e o vente parravam. O silencie antes da berrasca.
Atão instalavasse a loucurra.
Os pombes avoavam em dirreção ao marr, á prrocurra da prroteção das gaivotas, e sóces e parrigas a correr com os braces do arr e a grritarr.
Atrrás diste tude vinha a Marria Carrolina, a lambesgóia má feia da cidade, sorrinde com metade dos dentes, sobrracelhas munta grrossas e bigode a condizerr, e com o cabele apanhade, parra mustrrar as orrelhas prroeminentes estile abanique du pexe. Tude nela inspirrava confiança e falta de espelhes em casa, com um andarr segurre. Todos os dias prraticamente acontecia este prrublema, deixande o centrre da cidade em pulverrosa.
Um dia, tude parrou. Os pombes continuarem ávoarr e a cagárr porr toude lade, e as pessoas  a andarr norrmalmente. Durrante alguns dias assim ficou. Começarrem a estrranharr o que terria acontecide á Marria Carrolina. As auturridades ficarrem sem conseguirr resolverr o case.
Telefonarrem então parra um detective prrivade, que erra famouse porr resoverr cases dificiles, Charroque Gomes e que norrmalmente erra acompanhade pelo seu amigue o Dôtorr QuêFilhe, um afrricanne macumberre com um pai que gustava de remances de policia e que lhe deu este nome.
Puserrem-se atão a caminhe os dois descobrridores de crrimes, começande porr tentarr fazerr os passes norrmais da Marria Carrolina todos os dias. Na casa do bairre du trroine onde vivia a lambesgoia tava tude norrmal, na havia nada forra do sitie. As vizinhas e vizinhes confirmarrem que na lhe punhem a vista em cima há uns dias e na sabiem onde ela parrava. Muntas delas tinhem prrublemas de vista derrivade á vizinha serr munta feia e andavem semprre dócules descurres. Mas diziem querra uma querrida.
Depois, no caminhe do trroine prro centrre, as montrras rachadas da lojas na tinhem alterrade prra piorr, porque ela aparrentemente tinha deixade de passarr ali.
E no centrre, os pombes andavem felizes, e nã aterrorrizades como anterriorrmente.
Tava tude munta dificil prro Charroque Gomes e prro Dr. QuêFilhe.
O que terrá acontecide á Marria Carrolina?

Autorr: Carlos Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário