quarta-feira, 14 de julho de 2010

Escapadela du Ófice

Apá migas atão na é cu Charrôque s'ausentou porr mumentes da Marrgarrida du Sáde? Foi prra na sei daonde falarr prra um micrrófoine prrá ráde d'Ántena 1 prra todágente o ouvirr. Eu amáis du Petinga já tames farrtes d'ouvirr o home todó dia "pêxe prráqui", "chôque prrácolá", "cárrtão de sóce prró outrre", atão desligámes o ráde, o uálquie tólquie e o telégrrrafe prruque ja nem ós bip's conseguimes ouvirr aquela voz de calafate bêbade na reforrrma (agente fala mal, mas até gostames, o cansace é que já é muite).
Prrontes, eu na sou parrve nenhum e vêje um óperrtunidade de na fazêrr nada quande maparrece uma da frrente, atão, sem o charrôque lá prra m'atazanárr us córrenes, pedi com jeitinhe ó Petinga prra m'irr emborra um cadinhe "Apá pintêlhe, tu agorra ficas aí a adiantarr trrabalhe q'êu vou bulirr prra terra firrme." o gaje na quis, atão tive de lhe mostrrarr o mê múscale e fazêrr carra de mau prra ele s'enquelhêrr tôde dentrre du barrque, mái parrcia dum berrbigão.
Lá fui eu tôde feliz da vida côa minha folga darr uma volta pela cedád e bebêrr umas mines e comerr duns trremóces. Apá mas ê na tava à esperra ca crrise fosse tanta ó ponte de cobrrarrem um pirres de trremóces a 2 êrres e setenta e inda perr cima erra quase tude péles e moscas morrtas! Arrmei logue caldeirrada, cu Russe na brrinquem eles! Prra na entrrarr lógue prrá violência, cobrrei-lhes eu os 2 êrres e setenta. Entrreguei o dinhêrre, parrti um cópe e levei o pirres comigue prrà Marrgarrida du Sáde. Chamarrem-me de barraquêrre e trrinta porr uma linha, mas ê prrefirre pensarr que apenas façe a justiça cas minhas prróprrias mãos. Eles inda chamarrem da pelícia, mas nunca se deve substimarre as perrnas dum pescadôrr, atão lá fui eu à corrida.
Quande cheguei à nossa barrcaça tava tude munta silenciôse, "Apá, o Petinga é uma jóia, tá tã concentrrade no trrabalhe!... Ou atão tá a dorrmirr", pensêi eu. Entrrei e na encontrrei o soce em láde nenhum. Fiquei munta prreócupade, cu môce é pequêne, fácil de desaparrecerr e díficil d'êncontrrarr. Virrei a trrainêrra du avêsse e reparrei cu gajinhe tinha levade u mê arrpão faverrite! Até se me ferverrem us ólhes porr dentrre! Aquêle arrpão tinha sido u mê papá que m'ófrreceu quandê tirrei a carrta de marrinhêrre ós catorrze anes! Até tinha uma dedicatórria grravada: "Quem pêxe prrócurra, pêx'axa."! Apá quande apanharr u gajinhe, ele vai verr!
Saí lá prra forra e vi um camone escarrapachade du pontão. Tinha uma naifa da mão e uma grranda mocada da cabeça! Olhei amáis atentamente e vi mesme du mêie da testa dele umas letrras grravadas. Mas tavam ó contrrárrio: ".axa'xêp ,arrucórrp exêp meuQ". Pintê-lhe a testa com tinta du chôque e ódepois espetê-lhe cum papel dus córrenes e prrecebi caquile tinha side fête plo meu arrpão. Querres vêrr cu Petinga perrdeu o juize e desatou a arrmarr espigas cus cámones? Apá não... o Petinga na é má rés... Quande cheguei ó pé da lota tava outrre soce estendide du chão máis u mê arrpão e o Petinga a serr arrastade porr dois mitrras. Pus-ma corrêrr que nem carrapáu de corrida e virra-se u mê soce "Russe, miga, tá ralásse quêu já trrate destes gatunes... Desempacha!" Apá grranda macho, atão na é c'aquêle micrróbe de métrre e mêie tinha derrubade metade dum dêsses gangues manhóses cu mê arrpão e ainda querria mais? Mas ê fui lá pôrr água na ferrvurra à minha justa manêrra. Murro pus bêces aqui, murre pus bêces acolá, o pirres quê levei acabou porr darr jeite tambêm, e cairrem os dois mitrras que nem dominós côa boca em chau. O Petinga tava tôde exaltade "Apá barraquêrres dum rái! Erra enfiarr-lhes dum rabd'arráia pus entrrafolhes acima! Querrem roubarr techerrts, vão prrá xêpa!". Acalmei du sóce, peguei du arrpão e fômes bebêrr uma mine prra resfrriar a cabeça e melharr a goela. Voltámes à Marrgarrida du Sáde e tava lá u Charrôque tôde aterrefade a trratarr de tude ó mesme tempe: pêxe, techerrts, crrachats, carrtões de soce, enfim... A fazêrr u trrabálhe cagente devia terr feite. U Sóce até se esforrça! Tava tôde empólgade ca entrrevista tinha curride munta beim! A gente crritica, mas se na fosse o soce, coitade, a gente tava munta mal. Isse explica o facte d'haverr grrupos de fãns louquinhes da tola o sufciênte prra tentarrem assaltarr a nossa trrainêrra! Iste na Marrgarrida du Sáde é só soces às dirrêtas!

Sem comentários:

Enviar um comentário